.st0{fill:#FFFFFF;}

Atuação dos advogados da Subseção de Araranguá em Santa Catarina 

 junho 6, 2024

por  Adriano Damasio

Quando do início dos estudos de viabilidade do sistema de parcerias ComunLaw realizamos coleta de dados onde reunimos dados dos advogados catarinenses dentro dos tribunais catarinenses.

O levantamento demonstrou que a atuação dos advogados no TRT12 não é comum aos diferentes perfis, havendo desequilíbrio marcante na atuação dos advogados com menos tempo de atuação, além de sempre haver uma certa preterição do tribunal especial em face da JFSC e do TJSC. É o que se observa no gráfico a seguir:

Quando analisamos o perfil dos advogados responsáveis por essas ações, vemos que os jovens advogados respondem por um volume menor de ações, apesar de se encontrarem em maior número. Os dados abaixo demonstram os cinco exames mais frequentes, sendo que o exame mais bem colocado é o XI Exame de Ordem, realizado em 2013, estamos falando de advogados com mais de 10 anos de atuação:

A preterição dos jovens advogados fica ainda mais evidente quando isolamos a atuação no TRT12 onde constatamos que os aprovados no XII Exame de Ordem - primeiro posicionado na lista - possuem 7,31 vezes mais processos que os aprovados no XXIX Exame de Ordem, exame onde em tese os aprovados ainda são jovens advogados.

Após a análise dos dados, surge a dúvida quanto a existência de demanda local reprimida. Para tanto, verificamos se os profissionais da subseção de Araranguá são os responsáveis pela maior demanda dentro das varas trabalhistas de Araranguá. Neste cenário, observamos que os advogados vinculados a subseção de Araranguá possuem um dos menores índices de representatividade dentro da Vara do Trabalho cuja jurisdição se confunde com sua abrangência, possuindo apenas 14,28%:

O cenário acima demonstra que a demanda local de ações trabalhistas está sendo explorada por profissionais de outras subseções. Profissionais de diversas outras subseções aparecem, inclusive mais distantes o que pode indicar captação por tráfego pago.

Esses dados levam a crer pela existência de demanda no local, explorada por advogados de escritórios maiores e já consolidados.

Explore essa demanda

Não perca clientes para advogados mais velhos ou de outras subseções. Os clientes estão aguardando a sua disponibilidade. Não permita que a insegurança tire esses clientes de você.

O ComunLaw é o sistema de parcerias perfeito para que você destrave a sua advocacia e possa se focar na atenção dos clientes, inclusive deslocando os clientes para sua área de especialidade após a construção do vínculo cliente e advogado.

Adriano Damasio


Advogado, inscrito na OAB/SC sob o nº 52.051, especialista em Processo Civil; Processo e Direito do Trabalho; e Gestão e Marketing Jurídico. Flerta com Data Science e programa em Python.